Acerca de
PROJETO TERAPIAS INTEGRATIVAS
NA COMUNIDADE
A História do Projeto
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), são técnicas terapêuticas que utilizam recursos naturais para o tratamento da saúde integral do Ser, ou seja, oferecem recursos de cuidado, para a saúde do corpo físico, mental, emocional e espiritual. A maioria advém de conhecimentos milenares que atravessam os tempos mostrando seus benefícios e que ao mesmo tempo, se aperfeiçoam por meio de estudos e comprovação científica. As PICS, contribuem, sobretudo, para a ampliação das ofertas de cuidados em saúde, racionalização das ações no setor, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades; motiva as ações referentes à participação social, incentivando o envolvimento responsável e continuado dos usuários, além de proporcionar maior resolutividade dos serviços de saúde.
Atualmente, a PNPIC - Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) contempla 29 práticas que estão autorizadas a serem implantadas e implementadas no SUS (Sistema Único de Saúde - Portaria 971/2006 - MS).
Tais sistemas de saúde complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa (MT/MCA) (WHO, 2002), envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde- -doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.
Resta-nos clara, portanto, a importância de todas as ações que visam fortalecer a implantação das PICS na nossa atual sociedade, especialmente, em razão da alta demanda e complexidade que nos chamam a atenção, voltadas às questões da saúde mental.
Acreditamos que neste momento desafiador que todos são chamados a transpor, o presente projeto: Terapias Integrativas na Comunidade, pode e deve contribuir sobremaneira na consecução da melhora da saúde integral das comunidades, notadamente naquelas em que o auxílio terapêutico não se faz presente ou se apresenta insuficiente.
Pensando nisso, no próprio conceito de Comunidade, como sendo em sua mais genuína concepção o conjunto de ideias, de experiências comuns que contribuem para o todo, acreditamos que o Projeto Terapias integrativas na Comunidade, veio, não só em boa, mas em em hora fundamental.
O projeto oferece atividades terapêuticas psicológicas e integrativas, gratuitas e de baixo custo à população de São Paulo.
Saiba como participar!
Mande mensagem de whatsapp para: (11) 94919-1160.
Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/116055737760843/posts/pfbid02onW2Z3q1TNjwzA867Uk8ABPQ2naoLG73MSyu1nnq8q18ksnL2e1LBuW3zfeVaEcsl/
Realização: Espaço Buon Vivere. Coordenadora: Raquel Bacchiega.
Apoio: Arquidiocese de São Paulo, Pastoral da Saúde Regional Sul 1 e Paróquia São José do Belém.
Contato
Entre em contato para que possamos começar a trabalhar juntos.